O novo Nissan Micra acaba de ser revelado pela marca, e as novidades sobre a aposta da marca para o segmento B são várias. Nesta sexta geração o Nissan Micra reinventa-se e surge como modelo elétrico, capaz de carregar 280 km em meia hora e com um visual mais arrojado. Com mais novidades, o novo Nissan Micra chega ao mercado no final de 2025.
O novo Nissan Micra em menos de 1 minuto
- Sexta geração surge apenas como modelo 100% elétrico
- Novo Micra tem duas motorizações, com 120 cv (90 kW) e 150 cv (110 kW)
- Tem carregamento rápido a 100 kW, que permite obter 287 km em 30 minutos
- Visual exterior totalmente reinventado, com destaque para os faróis estilizados
- Interior digitalizado, com dados do painel de instrumentos e infotainment apresentados em ecrãs de 10,1’’
- Novo Nissan Micra surge apenas em versão de cinco portas e com bagageira de 326 litros extensíveis para 1106 litros
- Nissan Pro Pilot equipa o utilitário com diversas assistências de condução e segurança
- Chegada ao mercado planeada para o final de 2025
Estilo do Micra “pisca o olho” à modernidade
O estilo exterior do novo Nissan Micra surge bastante arrojado, embora mantendo elementos de ligação à anterior geração em detalhes como o estilo bicolor do Pilar C. Nestas primeiras imagens o destaque vai para as óticas extremamente finas, com a Nissan a indicar que elas “executam uma curta coreografia de piscar de olhos de boas-vindas, em que as luzes dianteiras pulsam da esquerda para a direita e depois da direita para a esquerda”.
Com outros elementos de design que vão captar atenções ao passar nas estradas., um dos mais interessantes surge nas laterais, onde o friso da linha de tejadilho parece ter sido escavado do friso que nasce nas óticas e acompanha toda a cintura do Micra nas laterais. A nova aposta da Nissan para o segmento B equipa jantes de 18’’ e surge com 14 opções na palete de cores, incluindo pinturas bi-tom com o tejadilho preto ou cinzento.
Interior do novo Nissan Micra
No interior do novo Nissan Micra a aposta foi para a elegância e discrição, bem como um visual moderno que é reforçado pelos dois ecrãs de 10,1’’. E no volante de três raios equipado com vários comandos estão ainda contempladas patilhas para gerir a força de regeneração obtida com a travagem. Referência ainda para a iluminação ambiente com 48 cores e a existência de três acabamentos designados Modern, Audacious, e Chill.
A nível das tecnologias de bordo o destaque está na simbiose entre o telemóvel e o infoentretenimento para uma experiência de conectividade fluida. Para isso o Nissan Connect integra o Google Maps, com capacidade de planeamento de rotas tomando em consideração a autonomia, e outras aplicações da Play Store do Google podem ser descarregadas. Além disso, com os controlos vocais, através do comando “Hey Google”, pode-se gerir a climatização e outras funções do novo Nissan Micra.
Mas os clientes Apple podem ficar descansados. Além do Android Auto, também o Apple Car Play entra a bordo do mais recente modelo da Nissan. E, com a aplicação da Nissan Connect, a conectividade não termina quando desliga o automóvel e pode saber a carga da bateria, localização, histórico de carregamento e gerir remotamente diversas funcionalidades do veículo.
Motores do novo Nissan Micra
Para impulsionar a sexta geração do Micra a opção foi para dois propulsores elétricos, com 120 cv (90 kW) e 150 cv (110 kW), que são combinados com baterias com capacidades distintas. O motor da entrada de gama tem 225 Nm e conta com uma bateria de 40 kWh para oferecer uma autonomia de 308 km, enquanto o propulsor mais potente debita 245 Nm e extrai 410 km de autonomia da bateria de 52 kWh.
Nas duas opções a potência do carregamento rápido também difere. A bateria de 40 kWh garante 80 kW em DC. O Micra mais potente consegue carregar 70% da bateria de 52 kW (de 10% para 80%) em apenas meia-hora, o que significa que se ganham 287 km de autonomia em apenas 30 minutos com carregamento rápido a 100 kW em DC. De referir ainda que nas duas motorizações o novo Nissan Micra tem sempre de série a bomba de calor para otimizar os carregamentos.
Um último destaque na configuração elétrica do modelo vai para a capacidade V2L. Isto significa que o Micra vai poder enviar a eletricidade da sua bateria para a habitação, algo muito útil, por exemplo, se voltar a ocorrer um apagão.
Para se adaptar a todos os cenários de condução, vai ser possível optar entre os modos de condução Comfort, Sport e Eco, a que se junta um “Perso” para o condutor configurar vários parâmetros de acordo com as suas preferências.
Na suspensão a marca aposta no conforto da combinação da suspensão dianteira que utiliza amortecedores independentes e amortecedores passivos com a suspensão traseira multi-link, referindo que ela normalmente se encontra apenas em modelos de segmentos mais altos.
Na segurança, o Nissan ProPilot oferece ao Micra assistências como assistência à manutenção na faixa de rodagem, controlo de velocidade adaptativo e travagem de emergência. Outras salvaguardas referidas pela marca são Aviso de Ângulo Morto, Aviso de Mudança de Faixa, Travagem Automática de Emergência na Traseira, Alerta de Tráfego Cruzado na Traseira e Alerta de Saída Segura para Ocupantes.
Novo Nissan Micra chega no final do ano
Foi já confirmada a data de chegada do novo Nissan Micra a Portugal e outros mercados europeus. O lançamento está agendado para o final do ano. Relativamente a preços, ainda não foram revelados os planos da marca para a sexta geração do Micra, mais moderna e agora totalmente elétrica.