Darwin em quatro rodas: Este é o novo Citroën C5 Aircross

A evolução da espécie mostra-se em todo o fulgor no novo Citroën C5 Aircross. Entre a bordo e venha descobri-lo connosco…
Citroën C5 Aircross

Charles Darwin é um dos maiores vultos da história da ciência e responsável por mostrar que os seres vivos evoluem, na obra “A Origem das Espécies”. A sua teoria tem por base alguns pilares, como a evolução das espécies, a seleção natural e a variação, que são agora aplicados com mestria na evolução do Citroën C5 Aircross, que ganha agora a sua segunda geração.

Uma evolução a todos os níveis e a promessa da marca gaulesa para o seu SUV topo de gama, que tem chegada ao mercado planeada para o segundo semestre deste ano. A nível da estética e da aerodinâmica pode-se observar uma imensa revolução, que a marca acompanha com as melhorias no conforto e na área interior. 

Como qualquer espécie tem de se adaptar para sobreviver, o C5 Aircross também faz essa mudança ao nível das motorizações. Para isso a gama contempla propulsores híbridos, PHEV e 100% elétricos, com elevada autonomia e rapidez de carregamento.

 

Destaques do novo Citroën C5 Aircross

Comece por conhecer as principais novidades do novo SUV da Citroën para o segmento C:

  • A segunda geração do Citroën C5 Aircross fecha com chave de ouro a renovação da gama da marca;
  • O modelo chega ao mercado no segundo semestre de 2025;
  • A marca anuncia o C5 Aircross como o SUV do segmento C com mais espaço interior nos lugares traseiros;
  • O design procura, dentro do irreverente estilo da Citroën, combinar linhas musculosas com uma elevada eficácia aerodinâmica; 
  • O Citroën C5 Aircross híbrido Plug-In tem mais de 100 km de autonomia em cidade;
  • A versão híbrida supera os 950 km de autonomia combinada;
  • O C5 Aircross elétrico tem 680 km de autonomia no ciclo combinado;
  • É introduzida uma nova assinatura visual na iluminação e faz a estreia das Light Wings;
  • A melhoria na forma como o ar flui pela carroçaria permitiu potenciar a autonomia, que ganha 30 km adicionais;
  • O design exterior incorpora jantes de 20’’ e os elementos de personalização “Color Clips” que permitem personalizar a viatura;
  • O interior segue uma filosofia “Sofa Design” para os passageiros se sentarem como se estivessem numa sala de estar;
  • O conforto é otimizado pelos bancos “Citroën Advanced Comfort” e as suspensões com batentes hidráulicos progressivos;
  • Para aceder às informações está disponível um grande ecrã em posição central, um painel de instrumentos de 10’’ e um head-up display a cores;
  • São integradas diversas tecnologias de conectividade (Chat GPT, Android Auto, Apple Carplay e navegação conetada) e tecnologias de assistência ao condutor, com o pack Drive Assist 2.0;

 

 

A evolução do design é marca do novo SUV da Citroën

Com mais 15cm de comprimento (4,65 metros) e mais 60 mm de distância entre eixos (2,78 metros), a marca decidiu transformar totalmente o design do C5 Aircross, que ganha uma carroçaria mais musculada, que procurou combinar com superfícies fluidas, em detrimento das formas mais arredondadas do antecessor. O resultado é um SUV com imensa presença e que, pelo apelo estético, promete fazer virar muitas cabeças ao passar na estrada.

Este estilo com formas muito pronunciadas, por exemplo nas estrias do para-choques, acaba por contrastar com o perfil esguio dos novos grupos óticos, que acolhem uma nova interpretação da assinatura visual com três pontos em Matrix LED da marca gaulesa. O objetivo da marca foi alcançar uma combinação entre modernidade, tecnologia e carácter, de que resulta um estilo muito singular e apelativo.

Pelas laterais, que procuram reforçar a otimização aerodinâmica com formas fluidas e linhas descendentes do teto, sobressaem as Light Wings já vistas no concept C5 Aircross revelado em 2014. Contribuindo para o estilo e para a eficácia a rasgar o vento, são um dos elementos em destaque da retaguarda, que apresenta também uma faixa em preto brilhante para elevar a elegância e estatuto. 

 

Light Wings Citroen C5 Aircross

 

No interior o destaque vai para o “Sofa Design” que mostra o foco da marca na evolução do conforto e bem-estar a bordo. Com elementos, formas e tecidos inspirados no design de interiores, o objetivo passa por oferecer uma “atmosfera homogénea e agradável”, onde as áreas são desafogadas e cobertas com materiais confortáveis. 

Para isso também, contribuem o sistema de iluminação ambiente e o generoso teto panorâmico, trazendo ainda mais paz de espírito aos ocupantes que se sentarem nos bancos Advanced Comfort, um dos atributos-chave dos modelos da Citroën. Para máximo bem-estar, existem 10 posições de ajuste elétrico, reclinação entre 21º e 33º, aquecimento, ventilação e cinco programas de massagem. 

E, para oferecer ainda mais conforto nas viagens, o Citroën C5 Aircross conta com a suspensão com batentes hidráulicos progressivos que transmite a sensação de viajar num “tapete voador”.

 

C5 Aircross vem preparado para os desafios contemporâneos da conetividade 

Se a evolução das espécies é patente no design do Citroën C5 Aircross, também a seleção natural, outro dos pilares do darwinismo, surge a bordo. Este conceito indica que os organismos mais adaptados sobrevivem, e o SUV de topo da Citroën mostra-se perfeitamente adaptado aos tempos que vivemos, onde a tecnologia nos acompanha para todo o lado.

Isso fica a cargo do “hardware”, com o grande ecrã central, o painel de instrumentos de 10’’ e o head-up display a cores, e do “software”, onde estão contemplados o Android Auto, o Apple Carplay, o Chat GPT e a navegação conetada. E, se não quiser usar os ecrãs, pode também comandar o sistema operativo através dos comandos vocais do “Hello Citroën”. Além disso, pode carregar dois telemóveis em simultâneo através do espaço dedicado à carga wireless dos smartphones.

 

interior Citroën C5 Aircross

 

A tecnologia vem beneficiar a vida a bordo, mas também contribui para a segurança e conveniência do condutor, especialmente através das ajudas do pack Drive Assist 2.0, com condução autónoma de Nível 2. Isso oferece capacidades como mudança de faixa semi-automática, alerta de trânsito à retaguarda, câmara de vigilância do condutor e deteção alargada no ângulo morto. Para auxiliar na condução e manobras, o Citroën C5 Aircross recebe também o Visio Park com 3 grafismos para visualização da traseira.

 

Motores contemplam todas as variantes da eletrificação

Continuando a dissertar sobre Darwin e a evolução das espécies, pode-se dizer que a gama de propulsores do novo C5 Aircross garante que existe variabilidade (outro conceito do darwinismo) neste SUV. Pode-se eleger motores híbridos, PHEV ou elétricos, opções diferentes mas que partilham uma relevante característica: excelente autonomia.

O C5 Aircross híbrido tem a motorização Hybrid 145, que combina um bloco 1.2 a gasolina de 136 cv e um motor elétrico de 12 cv e consegue cumprir 50% das viagens em ambientes citadinos com emissões 0. Graças a características como a gestão eficiente dos dois propulsores e a travagem regenerativa, os consumos são 4% inferiores ao anterior C5 Aircross híbrido, 15% menores que num motor equivalente somente a gasolina e a autonomia em ciclo combinado supera os 950 km.

 

autonomia do Citroën C5 Aircross hibrido supera os 950 km

 

Quem precisar de mais autonomia elétrica pode optar pelo Citroën C5 Aircross PHEV 195, que junta ao 4 cilindros de 150 cv um motor elétrico capaz de debitar 125 cv. Esta opção, equipada com bateria de 21 kWh e caixa automática de 7 velocidades, tem mais de 100 km de autonomia em cidade no modo Eletric, uma das três opções em conjunto com os modos de condução Hybrid e Sport.

Se dispensa a queima de combustíveis fósseis para se deslocar, pode optar entre o Citroën ë-C5 Aircross de 210 cv e autonomia standard (520 km) ou pelo ë-C5 Aircross 230 Autonomia elevada, que debita 230 cv e garante 680 km sem precisar de ser ligado à rede. Para maximizar ainda mais a eficiência, a navegação conetada do Citroën C5 Aircross elétrico conta com um modo específico de planeamento das viagens. Enquanto conduz pode eleger os modos de condução Eco, Normal e Sport, e também escolher entre três opções de travagem regenerativa. 

Mesmo que o seu percurso supere os 690 km, a paragem para alimentar as baterias (de 73 ou de 97 kWh) promete ser rápida. Capaz de suportar carregamentos até 160 kW, o ë-C5 Aircross ganha 160 km de autonomia em apenas 10 minutos. E a partir de 2026 o Citroën ë-C5 Aircross vai contar com um sistema de carregamento bidirecional V2L (algo muito conveniente se voltar a ocorrer um apagão geral).

 

Especificações Citroën C5 Aircross

 

Comprimento4,65 metros
Largura1,90 metros
Altura1,66 metros
Distância Entre Eixos2,78 metros
Distância ao Solo200 mm
Mala651 L
JantesAté 20’’
Potência C5 Aircross Híbrido136 cv
Autonomia Combinada 

C5 Aircross Híbrido

+950 km
Potência C5 Aircross PHEV*195 cv
Autonomia Elétrica

C5 Aircross PHEV*

86 km
Potência ë-C5 Aircross 210 cv / 230 cv
Autonomia Combinada 

ë-C5 Aircross 

520 km / 680 km
Bateria ë-C5 Aircross73 kWh/ 97 kWh

 

* A chegada do Citroën C5 Aircross PHEV a Portugal está planeada apenas para 2026. A segunda geração do C5 Aircross híbrido e do ë-C5 Aircross vão estar disponíveis no segundo semestre de 2025. Aproveite e descubra tambem outra das novidades recentes da marca francesa, o novo Citroën e-C3 Van.

 

Partilhar

Picture of Nuno Fatela

Nuno Fatela

Formado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, ao longo de 15 anos o Nuno acumulou experiência em publicações como a Maxmen e a Revista Turbo, a que alia a sua especialização em SEO e em simuladores de preços. Como fundador e editor do Auto Avaliação, o Nuno lidera a plataforma que lhe oferece comparações e notícias sobre carros novos, crédito, seguros e manutenção automóvel. Diariamente cria também novos artigos com informações de relevo sobre o mundo automóvel.

Fique a Par

Explorar por Tema

Leave a Comment

Participe na conversa: Partilhe connosco o que achou e como podemos melhorar!

Scroll to Top